top of page
  • Foto do escritorDiogo de Macêdo

Enchentes: o seguro cobre os prejuízos com o carro?

Veja como funciona o seguro de carro em caso de enchentes.

Enchentes: o seguro cobre os prejuízos com o carro?
Enchentes: o seguro cobre os prejuízos com o carro?

Com as constantes chuvas que atingem várias cidades do país, as enchentes voltam a causar preocupação e dúvidas nos motoristas segurados.


Por isso nesse artigo fizemos um breve resumo com dicas para proteger o seu carro durante as inundações e o que fazer para não perder a cobertura do seguro auto.


O seguro auto cobre os prejuízos por enchente?


Quando o assunto é fenômenos da natureza as dúvidas no seguro são inevitáveis. A boa notícia é que, quando o seguro do seu carro é contratado na modalidade "seguro compreensivo", conhecido também como o "seguro auto tradicional ou completo", os prejuízos causados por enchente de águas da chuva geralmente estarão amparados na cobertura principal do seguro.


Caso o seu veículo estiver estacionado e for atingido por uma enchente durante a chuva, o seguro "compreensivo" também irá cobrir os prejuízos.


Neste caso é importante destacar que, para não perder o direito a indenização, o proprietário do veículo deve ler atentamente a sua apólice de seguro auto e verificar as exigências da sua seguradora.


É importante destacar que o motorista não pode agravar o risco. Sendo assim, jamais deve tentar atravessar a enchente. O mais indicado a se fazer é, sempre que possível, estacionar o carro em um local seguro e esperar que o volume de água abaixe.


Em nenhuma hipótese o motorista deve insistir em atravessar regiões alagas com seu veículo, isso pode acarretar a perda da cobertura. As seguradoras podem entender que o segurado aumentou o risco e assumiu a responsabilidade pelos eventuais prejuízos.


Geralmente as seguradoras investigam o ocorrido no sinistro para comprovar se a responsabilidade por cobrir os prejuízos é realmente do seguro. É comum a seguradora fazer estudo de imagens de câmeras de segurança no local do acidente e, até mesmo, entrevistas com moradores da região.


Começou uma enchente o que devo fazer?


Primeiramente observe se os outros carros estão trafegando normalmente pelo local alagado. Dependendo da altura das águas o risco de calço hidráulico aumenta consideravelmente e pode levar inclusive a perda total.


A falta de visibilidade do asfalto também pode confundir o motorista e esconder buracos e tampas de bueiros na pista, o que pode até causar danos na suspensão.


O que é o calço hidráulico?


Calço hidráulico: é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando um travamento abrupto e consequente empeno ou ruptura das bielas.


Não se preocupe pois, se ainda tiver dúvidas, você pode contar com apoio da nossa equipe de seguros.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page